Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sistema Reciproc


Sistema Rciproc


SISTEMA RECIPROC® VDW NO BRASIL

Inspirado a encontrar uma maneira mais simples e mais segura para preparar com êxito endodonticamente um canal radicular, e, cumprindo com os requisitos de alta qualidade, a VDW desenvolveu o RECIPROC®, com lançamento no Brasil, previsto agora para dezembro. Com movimentos alternativos, o RECIPROC® prepara os canais radiculares com facilidade, segurança e rapidez. É ainda possível preparar canais radiculares com anatomias difíceis e com resultados previsíveis usando apenas UM instrumento. O RECIPROC® é um novo conceito de preparação do canal radicular:

- Um instrumento prepara um canal radicular com uma maior conicidade - Não ha necessidade de alternar instrumentos.
- Fácil de aprender e seguro.
- O risco de fratura dos instrumentos é minimizado devido às configurações de reciprocidade precisa dos motores RECIPROC® VDW para com as limas endodonticas.- Mais seguro para o paciente e para o profissional devido à sua pré-esterilização, pois, os instrumentos são de uso único .
- Menos probabilidade de erros processuais.
- Maior resistência à fadiga cíclica e maior flexibilidade devido a tecnologia M-Wire® nas limas de níquel-titânio
- Economia de tempo e de trabalho em até 75%, pois, proporciona menos etapas, não necessitando da utilização de uma pré insrumentação do canal radicular.
Escolha uma das três limas RECIPROC® de acordo com o tipo de canal radicular(atrésico, médio ou amplo). Os instrumentos estão prontos para o uso, pois são pré-esterilizados em embalagens blister e deve ser simplesmente descartado após o uso. O sistema é completado pelas pontas de papel absorventes e cones de guta percha RECIPROC®, que são correspondentes ao diâmetro da lima correspondente que atuou no interior do canal radicular. A guta percha RECIPROC® é adequada para utilização de obturações com técnicas à frio ou quente.



A R25 prepara o batente apical com uma ponta nº 25 e conicidade 08 sobre os primeiros milímetros apicais.

A R40 prepara o batente apical com uma ponta nº 40 e conicidade 06 sobre os primeiros milímetros apicais.


A R50 prepara o batente apical com uma ponta nº 50 e conicidade 05 sobre os primeiros milímetros apicais


MOTOR VDW RECIPROC® OURO

Único motor de endodontia com localizador apical integrado para utilização de sistemas de instrumentos em NiTi com rotações alternativas e contínuas Escolha de controle do comprimento de trabalho simultânea ou separados.
-Parada automática quando a lima atinge o ápice.
-Configurações específicas para o sistema RECIPROC®.
-Parada automática quando a lima atinge o ápice.
-Configuração específica para o sistema RECIPROC®.
-Sistema reverso automático
-Possui programa com valores pré-definidos para todos os principais sistemas rotatórios em NiTi contínua, incluindo Mtwo®, FlexMaster® e ProTaper Universal.

Fonte: http://endodontiabarretos.blogspot.com.br/2011/12/sistema-reciproc-vdw-brasil.html

Clareamento dental – Técnicas e conceitos atuais

http://www.faculdadeinga.com.br/Arquivo/34eaf547912328bfcdbfa7f655f3cc7e.pdf

Sistema de condutos radiculares, segundo REIG & PUCCI.

Aspecto da macroconfiguração da cavidade pulpar, revelado pela técnica da diafanização onde se pode ver o verdadeiro labirinto da anatomia interna dental ou o sistema de canais radiculares, após as considerações básicas da anatomia interna (coroa, raiz, esmalte, dentina, câmara pulpar, cemento, canal radicular e ápice).
O sistema de canais radiculares não é formado exclusivamente por canais únicos, e sim por um emaranhado de canais, como podemos observar a seguir:





quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um pouco do tratamento endodôntico


2º Molar Inferior



Com relação aos comprimentos em milímetros do 2o. MI, podemos citar, Máximo (26mm), médio (22,5mm) e mínimo (19mm), respectivamente.
1º Molar Inferior



Com relação aos comprimentos em milímetros do 1o. MI, podemos citar, Máximo (27mm), médio (22mm) e mínimo (19mm), respectivamente.
2º Pré-Molar Inferior



Com relação aos comprimentos em milímetros dos 2os PMI, podemos citar, Máximo (27,5mm), médio (22mm) e mínimo (17,5mm), respectivamente.
1º Pré-Molar Inferior



Com relação aos comprimentos em milímetros dos 1os PMI, podemos citar, Máximo (26,5mm), médio (22mm) e mínimo (17,5mm), respectivamente.

Canino Inferior



Com relação aos comprimentos em milímetros dos caninos inferiores, podemos citar, máximo (32mm), médio (25mm) e mínimo (19mm), respectivamente
Incisivo Lateral Inferior



Com relação aos comprimentos em milímetros dos incisivos laterais inferiores, podemos citar, máximo (29mm), médio (22mm) e mínimo (17mm), respectivamente

Incisivo Central Inferior



Com relação aos comprimentos em milímetros dos incisivos centrais inferiores, podemos citar, máximo (27mm), médio (21mm) e mínimo (17mm), respectivamente.
Trata-se do menor dente da arcada.
2º Molar Superior


Com relação aos comprimentos em milímetros do 2o. MS, podemos citar, Máximo (27mm), médio (21,7mm) e mínimo (17,5mm), respectivamente
1º Molar Superior


Com relação aos comprimentos em milímetros do 1o. MS, podemos citar, Máximo (25,5mm), médio (21,3mm) e mínimo (18mm), respectivamente.
2º Pré-Molar Superior

2  condutos

 1 conduto


Com relação aos comprimentos em milímetros dos 2os. PMS, podemos citar, Máximo (26mm), médio (21,6mm) e mínimo (17mm), respectivamente.
1º Pré-Molar Superior


Com relação aos comprimentos em milímetros dos 1os. PMS, podemos citar, Máximo (25,5mm), médio (21,5mm) e mínimo (17mm), respectivamente.
Caninos Superiores


Os caninos superiores normalmente possuem os maiores comprimentos, quando comparados com outros grupamentos dentários. Entretanto, a freqüência de pseudo-baioneta pode ocorrer em 4,6%
Incisivo Lateral Superior


Com relação aos comprimentos em milímetros dos incisivos laterais superiores, podemos citar, Máximo (29mm), médio (23mm) e mínimo (18,5mm), respectivamente

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Anatomia das unidades dentárias


Incisivo Central Superior
Com relação ao comprimentos em milímetros dos incisivos centrais superiores, podemos citar, Máximo (28mm), médio (22mm) e mínimo (18mm), respectivamente